Amamentação

Ao longo da gestação, pouco se fala sobre a amamentação. A maior parte das gestantes se prepara para o parto e deixa de se empoderar para o puerpério. Engana-se quem pensa que a amamentação é algo que acontece como um passe de mágica, que basta colocar o bebê no peito para que ele automaticamente mame.

 

Tanto a mãe quanto o bebê estão em processo de aprendizado no que tange a relação entre eles. E o aleitamento pode ser muito desafiador por uma série de fatores, como a pega adequada, descida do leite, manejo da mama, posição do bebê... 

As questões que envolvem o amamentar são delicadas e podem afetar diretamente a relação daquela mulher com a alimentação de sua cria. Dificuldades nessa trajetória podem levar a amamentação a ser algo não satisfatório e não possível de acontecer.

Para auxiliar as puérperas nesse momento que pode ser muito sensível, presto um serviço de consultoria em domicílio que pode acontecer em qualquer momento do pós-parto.

Como funciona o atendimento?

A consultoria de amamentação é feita na residência da puérpera e tem cerca de 2h30 de duração. Nesse período, a mamada será observada e uma anamnese das queixas maternas será feita, para que então seja proposta uma solução prática para o caso.

Quais as possibilidades de temas da consultoria?

Além de uma consulta com direcionamento clínico, para solução de problemas imediatos, a consultoria de amamentação pode ter também um viés consultivo, trazendo informações e orientações práticas sobre temas que envolvem o aleitamento de maneira geral. Abaixo elenco alguns dos temas mais requisitados pelas mães.

Pega e posicionamento

Boa parte dos problemas na amamentação estão relacionados a questões de pega e posicionamento incorretos. A consultoria busca orientar de maneira prática sobre as posições e formas mais adequadas para o contexto do binômio mãe - bebê.

Ordenha e oferta

A consultoria ensina técnicas de ordenha manual do leite​, ordenha com bomba, armazenamento e manejo do leite de acordo com as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde e oferta do leite utilizando ferramentas como o copinho.

Volta ao trabalho

A volta à rotina profissional é motivo de muita preocupação para as mães que pretendem seguir com o aleitamento. Com a orientação adequada, é possível conciliar as duas agendas de maneira sustentável para mãe e bebê.

© 2020 - Doula Sabrina Canoa