Doulagem

Oriundo do grego "mulher que serve", o termo doula vem ganhando cada vez mais notoriedade ​por conta da popularização dos conceitos de humanização do parto.

A doula é uma mulher que presta suporte emocional e físico às mulheres e suas famílias

antes, durante e depois do parto. Por não ter nenhuma atribuição técnica nesse processo,

ela consegue dedicar-se integralmente ao bem estar da gestante.

A presença da doula é de suma importância na equipe que acompanhará aquele parto.

Ela tem o papel importante de olhar para os detalhes, de entregar conforto e acolhimento

e de cuidar para que o ambiente seja o mais tranquilo o possível para que aquela mulher consiga se conectar consigo mesma e passar pelo trabalho de parto com plenitude.

Como funciona o atendimento de doulagem?​

Primeiramente, fazemos um encontro inicial sem compromisso, para que possamos nos conhecer e eu ter a oportunidade de apresentar meu trabalho, trocar informações e esclarecer dúvidas a respeito de parto humanizado e do atendimento em si.

Caso nosso perfil dê match, partimos para uma segunda etapa, que contempla a assinatura de um contrato de prestação de serviço e definição de um plano de atendimento, que é dividido em três partes:

Pré - parto​

Estão previstos 2 encontros antes do parto, para discussão de temas pertinentes ao contexto do casal. Esses temas são definidos em conjunto, após o bate-papo inicial e confirmação do contrato. ​Nesses encontros podemos redigir o plano de parto, praticar técnicas de respiração e posições para o parto, entre outras possibilidades.

Parto

Contempla​ acompanhamento durante todo o trabalho de parto e pós-parto imediato, seja ele domiciliar ou hospitalar. A partir das 38 semanas de gestação, fico à disposição da gestante 24h por dia. O atendimento inclui uso de técnicas não farmacológicas para alívio da dor, massagens, exercícios e muito amor ♥

Pós - parto

Cerca de uma semana após o parto, está prevista uma visita na residência da puérpera. Com uma hora de duração, esse encontro é focado em temas como puerpério e amamentação e tem como objetivo empoderar a mulher nessa fase delicada e ser um lugar de escuta empática pós-nascimento.

Você acompanha partos em quais locais?

Posso acompanhar tanto partos domiciliares quanto partos hospitalares. Geralmente o acompanhamento de parto hospitalar inicia-se na casa da gestante, quando o trabalho de parto ainda não está mega engrenado para ir para o hospital.

Em quais maternidades você presta atendimento?

Rede São Luiz - Itaim e Anália Franco, ProMatre, Santa Joana, Santa Maria, Sepaco, Albert Einstein, Amparo Maternal e Casa Angela.

Para demais maternidades, podemos avaliar a demanda caso a caso e ver quais os procedimentos necessários para cadastro. Vale ressaltar que a doula pode fazer um acompanhamento prévio à ida ao hospital, auxiliando a gestante apenas em casa, caso seja de interesse da família.

E se eu precisar de mais encontros do que os previstos no pacote?

Ao longo do atendimento, avaliaremos em conjunto a necessidade ou não de encontros adicionais aos já inclusos no pacote de atendimento. Esses encontros são avulsos e cobrados como uma consultoria de parto.

E se eu contratar seu serviço e você não puder me atender?

Imprevistos acontecem e todos estamos sujeitos a eles. Caso ocorra algum fator que me impeça de conseguir acompanhar seu parto, não se preocupe. Trabalho em parceria com outras doulas, de minha confiança, que poderão fazer a doulagem sem nenhum dano e custo adicional. 

Não estou grávida, mas quero saber mais sobre parto humanizado​. E aí?

Pensando em ajudar as mulheres que estão planejando um parto humanizado, mas ainda não estão grávidas e, portanto, não precisam de uma doula, montei uma consultoria com informações práticas e relevantes. Nesse encontro, além de sanar possíveis dúvidas, falamos de indicação de profissionais, locais, estrutura, bibliografias, tudo dentro do contexto daquela família. Para agendar um horário, clique aqui.

Por fim, a pergunta que não quer calar: quanto custa ter uma doula?

O valor de meu atendimento considera 2 encontros pré-parto, o acompanhamento do parto em si e 1 visita puerperal. O que posso adiantar é que o pagamento pode ser feito em dinheiro, depósito bancário, cheque ou cartão de crédito. Nessa última opção, inclusive, é possível parcelar o valor em até 12x. Que tal marcarmos um café para que eu te apresente minha proposta de trabalho? Clique aqui para agendar um bate papo sem compomisso ♥

© 2019 - Doula Sabrina Canoa